sod footer

Já ouviu falar em 10x Content? Descubra como criar conteúdos que engajam de uma vez por todas!

O 10x Content é conteúdo ultra-completo e informativo, que supera tudo que já existe online sobre um determinado tema. Seu objetivo é tocar o usuário e resolver seus problemas de forma abrangente, precisa, envolvente e bem escrita. Confira todos os benefícios da técnica e como criar o seu!

Atire a primeira pedra quem nunca teve dúvidas sobre como escrever conteúdos no mundo digital. Parece uma tarefa fácil, mas com a crescente competição online fica cada vez mais difícil se destacar.

É por isso que dizemos que se manter no mundo digital exige inovação. Pensando nisso, hoje vamos te apresentar o 10x Content, um tipo de conteúdo criativo e inovador, capaz de:

  • gerar mais compartilhamentos orgânicos;
  • te destacar entre seus concorrentes;
  • fidelizar cada vez mais clientes.

Prepare seu bloco de anotações. Hoje você vai aprender a criar um dos formatos de conteúdo mais relevantes e inovadores.

O que é 10x Content

O 10x Content é um tipo de conteúdo 10 vezes melhor do que qualquer outro conteúdo existente sobre determinado tópico.

Desenvolvido pelo fundador da Moz, Rand Fishkin, a técnica 10x visa oferecer uma experiência 10 vezes melhor ao usuário. Na prática, o conteúdo se torna tão informativo, útil e envolvente que se torna a fonte definitiva de informações para um tema.

O mais legal é que esse tipo de conteúdo não precisa ser necessariamente um artigo escrito para blogs. Dá para criar publicações para redes sociais, vídeos, infográficos e até podcasts com essa metodologia.

Em termos de competição, pode parecer complexo à primeira vista, já que, quando fazemos uma pesquisa, o Google exibe centenas (senão milhares) de resultados para uma palavra-chave.

Com tanto retorno, é difícil pensar em maneiras de criar conteúdo original hoje em dia. Então, o que fazer?

Aplicar a metodologia de conteúdo 10x pode ser a chave do sucesso para o seu negócio. E nós vamos te mostrar como, é claro!

Vantagens do 10x Content para sites

Quando um conteúdo oferece valor para o usuário, é comum que ele retribua com compartilhamentos nas redes sociais e até com o tradicional marketing boca a boca.

Agora, quando um conteúdo é 10x, sites podem aproveitar benefícios para além, como:

  • Aumento do tráfego orgânico: um conteúdo 10x tende a ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa, o que aumenta as taxas de clique;
  • Melhora na taxa de conversão: ao fornecer valor real aos leitores, o conteúdo 10x é capaz de converter visitantes em leads e clientes;
  • Aumento da autoridade da marca: a criação consistente também ajuda a posicionar marcas como especialistas em seu nicho. Consequentemente, é possível aumentar a autoridade da sua marca on e offline;
  • Melhora do engajamento do cliente: o conteúdo 10x auxilia a construção de relacionamentos mais fortes com seus clientes, pois você está oferecendo valor e relevância ao máximo àqueles que te acompanham ou te encontraram pela primeira vez.

Vamos para a prática: como criar conteúdos 10x de tirar o fôlego?

Antes de começar, preciso ser honesta com você: criar conteúdos 10x não é fácil. Provavelmente, será necessário reservar algumas horas do dia para dar vida ao seu projeto.

Apesar disso, os resultados são extremamente valiosos e vão te destacar da concorrência.

Quando você cria um conteúdo 10x, você está posicionando sua marca como uma especialista, atraindo tráfego orgânico, leads e potenciais clientes para seu negócio.

Então, a prática:

1. Comece pela pesquisa de palavras-chave

Como em todo trabalho de SEO, a pesquisa de palavras-chave é intrínseca à criação de conteúdo 10x.

Esse processo é muito importante, pois te mostra quais termos as pessoas mais usam para pesquisar tópicos relevantes ao seu negócio.

Nessa parte, você pode usar sua ferramenta favorita, como Semrush, Ahrefs ou Ubersuggest. Até chatbots de inteligência artificial podem ser seus parceiros aqui.

2. Atenção à intenção de busca

Conforme estiver definindo as palavras que irá trabalhar no seu conteúdo, lembre-se de considerar a intenção de busca do usuário. A intenção define o usuário espera encontrar ao fazer uma pesquisa online.

Recursos como o Semrush especificam a intenção de busca por trás de determinada palavra. Veja só:

Print da tela de pesquisa de palavras-chave do Semrush.

Embora ferramentas de SEO ofereçam essa facilidade, o ideal é fazer uma pesquisa manual para entender, de fato, o que o usuário quer.

No print acima, o Semrush define “ideias de presente para amiga” como uma busca comercial. Mas, olha como a SERP está estruturada:

Print de SERP do Google.

Encontramos mais resultados informacionais do que comerciais. Nesse caso, a SERP é mista, pois oferece diferentes conteúdos para o usuário.

Daí, é preciso analisar a estratégia da sua marca e entender se vale a pena ou não investir no termo escolhido anteriormente.

3. Analise o que já está ranqueando

Aproveite que já está analisando a SERP e tire um tempo extra para uma verificação minuciosa. Nessa etapa, acesse os principais resultados de pesquisa e examine os conteúdos.

Enquanto estuda cada página, anote:

  • Quais são as similaridades entre os conteúdos?
  • Quais são os pontos fortes e fracos?
  • Dá para melhorar algo?

Durante a análise, não foque apenas no conteúdo em si, mas na usabilidade geral. Tenha atenção a como os pop-ups aparecem, como o menu está organizado e quais itens deixam a navegação fluída e agradável, por exemplo.

Isso vai te ajudar a entender o que é possível melhorar no seu site.

4. Escreva seu conteúdo 10x

Um conteúdo 10x é dificilmente copiado ou superado por outro profissional. Ele deve ser composto por 5 características primordiais:

Abrangência

Ser abrangente significa cobrir todos os aspectos do tópico em profundidade.

Geralmente, os resultados da primeira abordam mais ou menos os mesmos assuntos. Esse é seu momento de ir além. Anote os assuntos incidentes e pense em quais outras dúvidas o usuário pode ter. Afinal, é você não está criando qualquer conteúdo, mas um guia definitivo.

Para incrementar o texto:

  • Use as perguntas do “People Also Ask”, desde que sejam válidas e tenham a ver com a temática;
  • Aproveite as “Pesquisas relacionadas” no final da primeira página para incrementar o conteúdo;
  • Acesse os comentários de fóruns de debate e até do YouTube para ver o que as pessoas estão falando sobre seu tópico.

Dica de expert: use o ChatGPT como seu aliado. Pergunte à IA quais são as perguntas mais frequentes sobre o que você está abordando. Ela vai listar sugestões e cabe a você escolher as que mais fazem jus à marca, ao objetivo do conteúdo e ao usuário.

GIF de funcionamento do chat GPT para pesquisa de temas e palavras-chave para a estratégia de 10x Content.

Quanto mais informações fornecer à máquina, como público-alvo e tema principal do seu site, melhor e mais preciso será o retorno.

Precisão

A precisão está relacionada à factualidade. É essencial que seu conteúdo esteja correto e atualizado com base nas últimas informações.

Dica de expert: use o Copilot da Microsoft para fazer essa pesquisa com mais rapidez. Como o chatbot consegue acessar a internet em tempo real, ela é capaz de te mostrar as mais recentes novidades sobre um tema. Mas, é claro, sempre cheque se o dado fornecido está atualizado.

Clareza e concisão

Dois aspectos fundamentais em qualquer tipo de conteúdo são a clareza e a concisão. O seu conteúdo, seja visual ou escrito, precisa ser fácil de entender. Isso está relacionado não só à facilidade de compreensão do texto, mas à estruturação da página em si.

Será que um usuário vai se sentir plenamente satisfeito lendo sobre as oitavas de final da Libertadores num site assim:

GIF com exibição de um conteúdo em um portal cheio de anúncios.
Engajador

Uma característica que diferencia um conteúdo 10x de outros é a sua capacidade de manter o leitor entretido.

Enquanto no exemplo anterior, o site enche o usuário de anúncios e chamadas que tornam a experiência exaustiva, outros sites se dedicam a garantir que o acesso seja proveitoso. No exemplo abaixo, quem redigiu o texto trouxe conteúdo informativo para além do textual:

GIF de um conteúdo em um portal que valoriza a experiência do usuário com sua página.

Elementos visuais, como vídeos e infográficos, facilitam a leitura, tornando o entendimento sobre o conteúdo mais palpável. Quem está com pressa, não necessariamente precisa ler para entender o que está sendo dito.

Utilidade

Outro grande diferencial dos conteúdos 10x é sua capacidade de ajudar o leitor, fornecendo informações valiosas ou resolvendo problemas.

Na prática, conteúdos do tipo atendem às necessidades e expectativas da audiência. Para tanto, se coloque no lugar do usuário e entenda quais são suas dores, dúvidas e desafios.

Ter clareza sobre com quem você está se comunicando é a chave para atender às expectativas da persona e, assim, criar um conteúdo 10 vezes melhor que seus concorrentes.

Por exemplo, lá no começo do texto, compartilhei uma dor comum entre nós que trabalhamos com SEO: a dificuldade em criar conteúdo nos dias atuais. Essa identificação te fez chegar até aqui.

Fica o lembrete: se você quer que seu site fique bem posicionado, é preciso escrever um conteúdo extremamente completo. Se não sair da mediocridade, você nunca conseguirá conquistar boas posições na SERP.

+5 dicas extras de redação para conteúdos incríveis

Se você quer aplicar a metodologia 10x na redação SEO, temos algumas dicas complementares que vão te ajudar a criar textos ainda melhores:

1. Encontre um tópico que valha a pena ser abordado

Durante sua pesquisa de temas, encontre tópicos que as pessoas estejam pesquisando online. Usar o Google Trends, por exemplo, pode te ajudar a entender o que está em alta.

Lembre-se que o assunto escolhido deve ser amplo o suficiente para ser explorado em profundidade, mas específico o suficiente para se destacar da concorrência.

2. Foco na redação dos snippets

Os snippets possuem título SEO e meta description exibidos na SERP após uma busca. Eles precisam ser atrativos, sem cometer clickbait.

No título e na descrição, detalhe o que o usuário vai encontrar no seu site, utilizando a palavra-chave, estatísticas ou números quando couber.

Print da SERP do Google.

3. Converse com o leitor

Seguir padrões rígidos de SEO hoje está ultrapassado. O foco do momento é o usuário e como sua marca se comunica com ele.

Claro, regras básicas de otimização on-page ainda são importantes. Mas, ficar excessivamente limitado a elas vai te atrapalhar ao invés de ajudar.

Seu texto pode até ranquear no Google, mas não gerará identificação o suficiente com sua possível audiência. Então, ao invés de ficar com você, o usuário pode sair da página e acessar outra mais interessante.

Use técnicas de storytelling para ilustrar ideias, dê exemplos para fortalecer o entendimento do usuário. Hoje, marcas que conseguem ter uma comunicação clara com o público são as que conquistam melhores resultados.

4. Pesquise o máximo que conseguir e reúna informações

Quanto mais utilidade oferecer à audiência, melhor. Portanto, não tenha medo de pesquisar a temática que será trabalhada por algumas horas.

Dica de expert: se você não tem propriedade para escrever sobre o assunto em questão, use ferramentas como o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos que abordem a temática.

Se preferir, entreviste especialistas da área, em busca de dados e experiências que possam enriquecer o material. Isso é um ganho imenso, sobretudo quando falamos em EEAT.

Certifique-se, ainda, de que suas informações sejam precisas, atualizadas e confiáveis.

5. Invista no design

O visual também conta muito. Enriquecer seu conteúdo com vídeos, tabelas, infográficos e até publicações embedadas de redes, como Twitter e Instagram, ajuda a destacar e facilitar a leitura do texto.

Todos os artigos do blog da SOD contêm elementos visuais que trazem fluidez a leitura. Até porque, ninguém merece blocos enormes de textos. Por vezes, eles são cansativos e tornam a leitura esgotante.

Exemplos de 10x Content

São poucos os sites que realmente investem na criação de conteúdo 10x. Depois de vasculhar a internet, encontrei artigos que podem ser considerados 10x. Para criar esse tímido referencial em português, analisei questões importantes, como:

  • qualidade da informação;
  • didática da escrita;
  • uso de elementos visuais;
  • abrangência do tema.

Algumas produções 10x nas quais você pode se inspirar são:

  1. Você reconhece o time pelo desempenho no Brasileirão?, do Nexo Jornal
  2. BBB 23: Inteligência artificial revela quem mais apareceu nos VTs do programa, do O Estado de S. Paulo
  3. Rei do baião: os 110 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, do Nexo Jornal
  4. 18 melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave (gratuitas e pagas), artigo do Semrush
  5. Gaslighting: você não está louca e pode estar sendo manipulada, do Dicas de Mulher

Essa página continuará sendo atualizada, a medida em que formos encontrando bons conteúdos. E, se você tem um exemplo, manda para gente!

A Search One Digital tem os melhores especialistas em 10x Content!

Embora a competição pela atenção do usuário esteja cada vez mais acirrada, são poucas as marcas que realmente entendem como cativar sua audiência através de um bom conteúdo.

Aqui na Search One Digital, todos os nossos profissionais entendem que o conteúdo é a chave para uma experiência enriquecedora – tanto para usuários quanto para clientes.

Para saber mais sobre nossos serviços e criar conteúdos 10x inesquecíveis, conte conosco. Entre em contato e veja como podemos transformar sua marca!

Post Tags :

Share :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *