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O que é o Google Discover? Entenda a funcionalidade e tenha mais chances de conseguir cliques e visitantes para seu site

O Google Discover, ou Feed do Google, é uma ferramenta disponível em aparelhos móveis, que mostra os conteúdos de uma forma mais interativa e personalizada para o leitor. Entenda como otimizar seus conteúdos para conquistar esse destaque!

Em SEO, a briga para ficar no topo dos resultados buscas é acirrada, e o Google Discover é mais uma funcionalidade a ser explorada por quem quer se destacar e adquirir tráfego orgânico.

A ferramenta foi desenvolvida para unir as notícias, quase que em tempo real, com conteúdos relevantes que aparecem de uma forma mais dinâmica para o usuário.

Isso mesmo, não é só aquele textinho corrido do título com uma breve descrição, no Discover temos imagens, listas, tópicos e até vídeos ilustrando o conteúdo.

Agora você deve estar pensando como colocar seu site nessa baita vitrine, não é? Vem comigo que te conto tudo sobre o Google Discover, com aquelas dicas para figurar lá nos primeiros resultados.

O que é o Google Discover

O Google Discover é um feed personalizado de conteúdo que aparece no aplicativo do Google, e na página inicial do Chrome, em dispositivos móveis. 

Ele apresenta aos usuários artigos, vídeos, web stories e outros conteúdos relevantes sem que eles precisem realizar uma busca ativa. Baseados no histórico de leitura e navegação de cada um, de forma totalmente personalizada. 

Pensa só, você pesquisou, em um passado recente, sobre como fazer panqueca caseira, e agora, sem precisar fazer uma nova busca, a ferramenta já apresenta uma home com artigos de temática parecida, com receitas, dicas gastronômica, vídeos e mais.

Bom demais, né?

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Como funciona esse feed do Google

Utilizando algoritmos avançados, o Google Discover seleciona conteúdos baseados nas interações passadas do usuário com o Google, como histórico de pesquisa e atividade de navegação, oferecendo uma experiência altamente personalizada.

É muito mais sofisticado que a busca tradicional, pois considera o comportamento de busca no celular e computador para entregar uma experiência bem mais otimizada, conforme o que o usuário gosta de consumir.

Vale a pena otimizar para o Discover?

Sim, otimizar seu conteúdo para o Google Discover significa aumentar as chances de aparecer automaticamente para seu público-alvo, gerando mais tráfego e potenciais conversões sem custos adicionais.

8 dicas para otimizar seu conteúdo e aparecer no Google Discover

O Google não dá uma receita pronta para aparecer no Discover, porém conhecemos algumas boas práticas, amplamente testadas e que trazem bons resultados para os sites.

Por isso, nós vamos te mostrar algumas dicas que você já precisa aplicar no seu site se quiser concorrer a uma vaguinha ali nos resultados feed personalizado do Google.

Confira: O que são os títulos SEO? Entenda o que significa e confira 5 dicas para definir as melhores title tags no conteúdo do seu site

1. Utilize boas imagens

Imagens de alta qualidade são essenciais para chamar a atenção no feed do Discover. Invista em imagens relevantes e visualmente atraentes para seu conteúdo.

Tenha em mente que a imagem tem que ser um complemento da mensagem, portanto se está falando de comida, a foto tem que despertar o apetite do leitor para que ele clique no conteúdo.

Dica de expert: lembre-se de otimizar todas a imagens dos seus conteúdos com palavra-chave no alt text e title, além de deixá-las com menos de 100kb. Isso facilita a compreensão para os bots do Google e acelera o carregamento, melhorando a experiência do usuário.

2. Garanta uma boa performance da sua página no celular

Como o Discover é usado em dispositivos móveis, certifique-se de que seu site e conteúdo sejam otimizados para mobile.

Isso vale para o tamanho das imagens, fontes e elementos gráficos do conteúdo, pois é preciso lembrar que muita gente pode estar acessando pela rede móvel.

Ninguém quer gastar todo o plano de internet em um único conteúdo, então é importante que ele esteja otimizado para ser leve, rápido e fácil de navegar.

O que funcionar para o celular, será bem mais simples de adaptar para os demais dispositivos, garantindo o máximo de desempenho.

3. Respeite as regrinhas do Google News

Como falamos, o Google não da a receita, mas ele tem muitos critérios que é preciso respeitar para ter chance de pintar no Discover.

Seu conteúdo deve seguir as políticas do Google News, que incluem critérios de originalidade, autoridade e atualidade.

De preferência, tenha especialistas no assunto produzindo, já que isso atende ao E.E.A.T que é um dos critérios que vem sendo bem relevantes na plataforma.

Também há algumas questões que são mais técnicas e envolvem dados estruturados, que vamos falar sobre em breve, então fique sempre ligado aqui no blog.

Mescle tópicos atuais com conteúdo evergreen, que mantém relevância ao longo do tempo, para manter uma presença constante no feed dos usuários.

É bom unir aquela estratégica tradicional do jornalismo de buscar o que está em alto e conseguir informações exclusivas, com conteúdos atemporais que sempre vão ter seu valor.

5. Busque temas que tenham a ver com sua persona

Entenda sua audiência e produza conteúdo que ressoe com os interesses e necessidades de sua persona.

Quanto mais você souber da sua audiência, mais simples será criar uma experiência personalizada que seja mais eficiente para conversão.

Então, se a persona do seu negócio se atrai por um tom mais despojado, não adianta produzir um conteúdo duro, com linguagem formal pois não haverá adesão.

6. Aposte nos vídeos do Youtube

Os vídeos vêm sendo cada vez mais uma presença no Discover, especialmente do YouTube, que também pertence a Alphabet, dona do Google.

Dá para incorporar algum vídeo que exista e tem a ver com o assunto, mas a melhor forma mesmo é produzir conteúdo original em vídeo.

E não adianta pegar um texto de blog e gravar alguém lendo, o vídeo precisa atuar de forma complementar e dentro do que a mídia oferece como recurso para captar e reter a audiência.

7. Tenha um estrategista ao seu lado

Conquistar um destaque no Google não é uma tarefa intuitiva, pelo contrário, tem muita coisa nos bastidores que definem qual site vai figurar no topo dos resultados.

Portanto, contar com uma agência de SEO e marketing de conteúdo, como a Search One Digital, com profissionais multidisciplinares, é o cenário ideal para desenvolver e implementar uma estratégia robusta.

Leia também: Autoridade de marca: como o Brand authority traz valor à sua empresa

8. Acompanhe as métricas

Analise constantemente as métricas e, se necessário, faça ajustes na estratégia para maximizar a presença online da sua empresa, tanto na SERP, quanto no Discover.

É essencial medir o desempenho dos conteúdos para entender o que pode ser melhorado para conquistar mais posições.

Não só isso, obviamente seu concorrente não vai ficar de braços cruzados esperando seu site passar o dele, então é preciso estar sempre atento não apenas para conquistar, mas para manter um bom resultado.

Com dados reais, vai ser muito mais fácil encontrar os pontos de melhoria que vão colocar seus conteúdos mais perto do destaque do Google Discover.

Quem não é visto, não é lembrado, vem aparecer com a Search One Digital

A Search One Digital (SOD) é sua parceira ideal para garantir que seu conteúdo não só apareça nos primeiros resultados do Google, mas também se destaque no Google Discover. 

Nosso time é completo com profissionais de marketing que vão atuar em todas as frentes para que o marketing digital da sua empresa tenha exito em todas as metas estipuladas.

Com estratégias de SEO eficazes e um planejamento de conteúdo inteligente, a SOD pode ajudar sua empresa a alcançar novos patamares de visibilidade online.

Quer que seu conteúdo seja notado pelos seus possíveis clientes? Conheça as vantagens dos serviços de conteúdo da Search One Digital e veja seu site ganhar destaque na primeira página e no Google Discover.

[Fotografia de capa: Freepik]

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