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O que é o Link Building? Entenda a importância da estratégia para a visibilidade do seu negócio

Festas são eventos sempre marcantes, não é mesmo? A gente arruma um espaço, decora o local com o que faz sentido para o tema, ou para a personalidade da pessoa (física ou jurídica) homenageada, e inicia as comemorações. 

Agora, já percebeu que um fator determinante para o sucesso de uma festa é o perfil dos convidados? Pois é! E o mesmo acontece com os links que o seu site recebe!  

Uma das coisas que nós sempre dizemos aqui na Search One é: Link Building é a arte da comunicação. Ele se tornou uma forte aliada na geração de negócios quando foi integrada ao Google e, principalmente, ao SEO, por meio da assessoria de imprensa digital. 

Por exemplo, um site da área médica não tem autoridade institucional para falar sobre receitas. Logo, ele não deve receber links em uma postagem sobre empadinhas de frango, por mais que, aparentemente, elas sejam deliciosas. 

A máxima é antiga, mas ainda é real: quem não é visto não é lembrado. E a ideia do Link Building é dar visibilidade para uma marca, não em tom publicitário, mas informativo, agregando valor às discussões de interesse público e que fazem sentido para o seu nicho. 

E é sobre isso que vamos falar aqui: o que é essa estratégia e como se tornar uma entidade por meio de backlinks. Vamos nessa?

Link Building é uma estratégia fundamental em SEO que consiste em adquirir links de outros sites para o seu, para aumentar a autoridade e visibilidade do seu site nos buscadores. Esses links externos, conhecidos como backlinks, ajudam a melhorar o posicionamento orgânico nos resultados de uma página de pesquisa.

Quanto mais relevante é o site que está linkando para você, mais link juice você ganha. Link Juice é um termo do SEO que consiste na transferência de valor e autoridade que uma página recebe a partir de outra que está linkando ela.

Mas assim como em uma festa, a popularidade do site cresce com o tempo à medida que mais pessoas conhecem, reconhecem e falam sobre ele. Para se destacar no mundo on-line é necessário ter estratégia e criatividade, além de um bom conteúdo para divulgação, claro. 

Leia também: O que é o EEAT do Google? Descubra como funcionam os critérios de qualidade de uma página para o buscador 

Tudo começou em 1994. Nos primórdios da internet, os mecanismos de busca utilizavam apenas o conteúdo das páginas e palavras-chave para fazer a classificação dos sites. 

Foi quando Eric Ward, que fazia uma pós-graduação sobre a internet e tinha uma experiência de anos trabalhando com Marketing e Relações Públicas, teve a seguinte sacada: “trazer” o famoso “boca a boca” para o mundo digital, fazendo a referenciação da fonte, tão falada nos cursos de jornalismo, para creditar o autor de determinada fala, pesquisa ou informação. 

Com isso, o publicitário contribuiu para que, por meio dessa “falação”, mais de 1000 sites pudessem promover conteúdo de qualidade por meio dos links. 

Contribuição do Google

Em 1997, o Google surgiu com algo inovador: utilizar links como um critério para entender a importância, relevância e confiabilidade de um site.

Não por acaso, o PageRank foi desenvolvido pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, enquanto eram estudantes de doutorado na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e era usado para classificar páginas da web em seus resultados de pesquisa.

O algoritmo foi originalmente descrito em um artigo de pesquisa intitulado “The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine” publicado em 1998 e funcionou atribuindo a cada página da web um valor numérico que representasse sua importância relativa na web.

Esse valor era determinado pelo número e pela qualidade dos links que apontavam para a página. Basicamente, quanto mais links de alta qualidade uma página recebia, maior era seu PageRank.

Seguindo a metáfora que a internet é uma grande festa, cada link é como um convite VIP para o seu site. O Google entendia os links como “recomendações”. Assim, quanto mais links um site possuía, mais recomendado ele era, e para o Google acabava se tornando mais relevante. Esses links são chamados de backlinks.

Evoluções do algoritmo

Infelizmente, assim como na manipulação de conteúdo, também surgiram técnicas para promover sites e conteúdo comercializando links. Com isso, o conteúdo que era exibido na primeira página de resultados nem sempre era o melhor e mais completo sobre o assunto, mas sim o que tinha mais backlinks, e adivinhe quem saía prejudicado no meio disso tudo? O usuário.

Para resolver esse problema, em 2012, o Google lançou a primeira versão da Penguin e fez com que conteúdos de baixa qualidade e com muitos links não-naturais despencassem no ranking da SERP. Inclusive, a compra de links, conhecido como blackhat, é vista como uma tentativa de manipulação do Google e é passível de punição. 

Embora o PageRank ainda seja uma parte importante do algoritmo de classificação do Google, ao longo dos anos, o Google implementou várias atualizações e refinamentos em seu algoritmo para melhorar a precisão e a relevância dos resultados de pesquisa. 

Atualmente, a quantidade de links que apontam para o site não é tão significativa quanto a qualidade, relevância e naturalidade dos links apontados para ele.

Leia também: Como foi o SEO Brasil 2024? Confira os principais insights dos especialistas da Search One Digital sobre evento

Assim como em uma festa, nem todos os convites têm o mesmo valor. O Google avalia os links conforme a qualidade e relevância do site que os está fornecendo. 

E como em 2016, o Google deixou o PageRank disponível internamente, o Google o acoplou na criação do D.A e D.R – métricas usadas para avaliar a autoridade de um domínio na web. 

  • O Domain Authority (DA) é uma métrica da Moz
  • O Domain Rating (DR) é uma métrica da Ahrefs

Ambos os indicadores medem a probabilidade de um domínio estar bem classificado nos resultados de pesquisa, com base na quantidade e qualidade dos links que apontam para ele. 

D.A. e D.R.

Quanto maior o D.A. ou D.R., maior é a autoridade percebida do domínio e, em teoria, maior a sua capacidade de classificação nos resultados de pesquisa. 

Ou seja, um link de um site respeitado e relacionado ao seu nicho é como um convite de uma figura de destaque na festa que fica no camarote, enquanto um link de um site de baixa qualidade pode ser comparado a um convite de alguém desconhecido que fica na pista.

Além disso, a diversidade dos links também é importante. O Google valoriza uma variedade de fontes que apontam para o seu site, pois isso indica que seu conteúdo é considerado relevante por diferentes comunidades.

Ancoragem

Outro aspecto importante é a ancoragem do link, ou seja, o texto clicável que leva ao seu site. O Google analisa o texto âncora para entender sobre o que é o seu site e quão relevante é para determinadas palavras-chave.

Naturalidade

Por fim, o Google avalia a naturalidade dos links, procurando por padrões artificiais de link building, como redes de links ou links pagos, e penaliza sites que tentam manipular o sistema de classificação dessa forma.

Essas métricas são usadas pelos profissionais de marketing digital e SEO para avaliar a credibilidade e a competitividade de um domínio em relação aos concorrentes. 

Embora não sejam equivalentes ao antigo PageRank do Google, desempenham um papel semelhante na avaliação da relevância e autoridade de um site na web – o D.A usa para classificação fatores como: tempo de existência do site, quantidade de links perdidos x ganhos, spamicidade do site, entre outros. 

Por isso, para obter uma avaliação positiva do Google, foque na qualidade, diversidade, ancoragem e naturalidade dos links para o seu site. Assim, você garantirá que seu site seja a estrela da festa.  

Leia também: O que é o Google Discover? Entenda a funcionalidade e tenha mais chances de conseguir cliques e visitantes para seu site

Sua importância reside, principalmente, na sua capacidade de aumentar a autoridade e a relevância do site aos olhos dos mecanismos de busca, como o Google. Mas, para te ajudar, listamos aqui 03 motivos do porquê Link Building é importante para o trabalho do SEO:  

  • Aumento a autoridade do site: Como dito anteriormente, quanto mais links em domínios únicos de qualidade apontarem para o seu site, mais confiável e relevante ele será considerado, o que pode resultar em melhores posições nos resultados de pesquisa;
  • Melhora a visibilidade e o tráfego: Links de outros sites funcionam como referências para o seu conteúdo. Quanto mais links você tiver de sites relevantes, maior será a atração de tráfego qualificado para o site;
  • Melhora o posicionamento de keyword: Um bom link building pode ajudar a impulsionar o site para as primeiras posições da SERP, onde é mais provável que seja visto pelos usuários que buscam pelo assunto. 

Ao investir em uma estratégia de link building eficaz, você pode posicionar o seu site para o sucesso a longo prazo na maior festa virtual que é a internet.

A internet é uma grande festa, onde diversos sites competem pela atenção dos convidados. Nesse contexto, surgem duas figuras importantes: o Link Building e o SEO Off-Page, ambos desempenhando papéis distintos, mas complementares, para garantir que o site se destaque na multidão.

Link Building pode ser comparado aos convites VIP que você distribui para a sua festa. É a estratégia de construção de uma rede de links que direcionam para o site, demonstrando aos mecanismos de busca sua relevância e autoridade. Cada link é como um convite, indicando ao Google que o seu site é digno de atenção e reconhecimento.

SEO Off-Page

Já o SEO Off-Page é como a reputação que você constrói fora da festa, nos bastidores. Envolve todas as atividades realizadas fora do site para melhorar a classificação nos mecanismos de busca. 

Isso inclui estratégias de otimização que você aplica fora das suas páginas que contribuem para aumentar a visibilidade e a credibilidade do site, mesmo ele não estando diretamente em foco.

Portanto, a diferença entre Link Building e SEO Off-Page está na abordagem: Enquanto o Link Building se concentra especificamente na construção de uma rede de links, o SEO Off-Page engloba uma variedade de estratégias como o uso de redes sociais, folhetos, e-books, pesquisas e o cadastro do Google My Business.

Leia também: Guia essencial de SEO On-Page: Entenda como otimizar sua página de forma prática e melhorar o ranqueamento

Já sabemos que o link building emerge como uma das estratégias mais poderosas para aumentar a visibilidade e autoridade de um site. Mas quais são as principais técnicas que podem levar o site ao topo dos resultados de pesquisa? Bem, aqui na Search One nós trabalhamos com:

1. Conteúdo de qualidade

Imagine que você seja o organizador. Para atrair os convidados, você precisa preparar um ambiente atraente, com música, decoração e comida boa. 

Da mesma forma, ao criar conteúdo relevante, interessante e útil para o seu público-alvo, como posts de blog, infográficos, vídeos e guias, você está preparando o terreno para atrair naturalmente links de outros sites que reconhecem o valor do seu material.

2. Guest Posting

Agora, pense em ser convidado para uma festa de um amigo. Ao oferecer uma contribuição para essa festa, seja trazendo uma comida especial ou tocando uma música legal, você não só ganha a gratidão do seu amigo, mas também pode ser mencionado e convidado para outras festas no futuro. 

Da mesma forma, ao escrever artigos como convidado para outros sites dentro do seu nicho, você pode ganhar links de volta para o seu próprio site, ao mesmo tempo em que constrói relacionamentos com outros profissionais do seu setor.

3. Estratégia de mídia social

Para uma festa, as conexões são fundamentais. O compartilhamento de conteúdo nas redes sociais é como iniciar uma conversa interessante com alguém que você acabou de conhecer.

Ao compartilhar conteúdo você pode aumentar a sua visibilidade e atrair a atenção de pessoas influentes no seu campo. Essas conexões podem levar a oportunidades de link building, à medida que outros compartilham e vinculam ao seu conteúdo.

4. Parcerias e colaborações

Imagine organizar a festa em conjunto com outra pessoa famosa da sua área. Isso te traria uma visibilidade, não é mesmo? 

Assim como na festa, estabelecer parcerias pode abrir portas para oportunidades de link building. Isso pode incluir colaborações em projetos conjuntos, entrevistas, webinars ou eventos, onde você pode obter menções e links de volta para o seu site.

Na festa, você pode oferecer um conserto rápido para uma cadeira quebrada ou uma luz piscando. Da mesma forma, identificar links quebrados em sites relevantes para o seu nicho e oferecer seu conteúdo como uma alternativa pode ser uma maneira eficaz de conquistar novos backlinks.

6. Menções à marca não vinculada

Já imaginou ir para balada, aparecer em fotos nos melhores locais, com as pessoas certas e ninguém saber quem você é? Pois é essa mesma sensação que o Google tem ao ler um release institucional que não aponta um link para a home da empresa que é personagem da matéria ou para a pesquisa que está sendo citada ali.

Atualmente já se sabe que o maior motor de buscas já consegue entender essa relação no caso de marcas famosas que aquele nome é referente a um determinado site. No entanto, sites menores que fazem um bom trabalho podem ser nessa estratégia uma oportunidade de ganhar tráfego e autoridade, pensando no caso de republicação dos conteúdos. 

Leia também: O que é o Google Web Stories? Conheça a funcionalidade e as principais dicas para criar e otimizar seu conteúdo

Executar uma campanha eficaz de link building pode ser desafiador e requer o uso das ferramentas certas para maximizar os resultados. Vamos explorar algumas das melhores ferramentas disponíveis para te ajudar:

Ahrefs

Reconhecida como uma das principais ferramentas de SEO, no Ahrefs, os usuários podem identificar os links que apontam para o seu site e para os concorrentes, analisar a qualidade desses backlinks, monitorar o crescimento da autoridade de domínio e muito mais. 

Além disso, o Ahrefs oferece recursos avançados de pesquisa de palavras-chave, o que pode ser útil para identificar oportunidades de conteúdo que atraiam backlinks naturais.

Semrush

Outra ferramenta popular de SEO. Com o Semrush, os usuários podem verificar os backlinks de um site, analisar a qualidade desses backlinks, identificar os principais concorrentes em termos de link building e explorar oportunidades de criação de conteúdo que atraiam backlinks naturais. 

O Semrush também oferece recursos avançados de pesquisa de palavras-chave e análise de tráfego, que podem ser úteis para informar uma estratégia de link building eficaz.

Pitchbox

O Pitchbox é outra ferramenta de automação de link building que permite aos usuários encontrarem oportunidades de link, enviarem e rastrearem solicitações de link e gerenciarem relacionamentos com influenciadores. 

Com o Pitchbox, os usuários podem personalizar suas abordagens de link building, acompanhar o progresso das campanhas e medir o ROI de suas atividades de construção de links. Além disso, oferece recursos avançados de análise e relatórios.

Hunter.io 

Essa ferramenta permite encontrar os endereços de e-mail associados a um determinado site, o que pode ser útil para entrar em contato com proprietários de sites e webmasters para solicitar backlinks. 

Com o Hunter.io, os usuários podem buscar endereços de e-mail em massa ou individualmente, facilitando o processo de identificação de contatos relevantes para o Link Building.

Google Search Console

Embora não seja exclusivamente uma ferramenta de link building, o Google Search Console oferece insights sobre o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google, incluindo dados sobre backlinks. 

Além disso, os usuários podem verificar quais sites estão vinculados ao seu, identificar problemas de indexação de backlinks e monitorar o crescimento dos backlinks ao longo do tempo, oferecendo recursos para enviar e rastrear o desempenho de solicitações de remoção de backlinks indesejados.

Essas são apenas algumas das melhores ferramentas disponíveis para ajudar na execução de uma campanha eficaz de link Building, permitindo que os profissionais de marketing digital alcancem melhores resultados em menos tempo. 

Ao escolher as ferramentas certas e empregá-las de maneira estratégica, os profissionais de marketing podem maximizar o impacto de suas atividades de link building e impulsionar o sucesso de suas campanhas de SEO. 

Leia também: O que são os títulos SEO? Saiba o que significa e confira 5 dicas para definir as melhores title tags no conteúdo do seu site

Ao optar por uma empresa de Digital PR com foco em SEO, como a Search One Digital, você está escolhendo um parceiro que compreende profundamente a importância do link building e domina a implementação eficaz dessa estratégia. 

Além de entender a necessidade do cliente e estabelecer uma rede de convites para o seu site, a Search One Digital possui a expertise necessária para identificar e obter links de fontes relevantes e de alta autoridade. 

Não por acaso, ao longo dos últimos anos conquistamos inserções em veículos tradicionais, que agregam valor como O Globo, Boa Forma, Isto É, Space Money, Revista Cláudia, Exame e outros. Entre em contato conosco!

Rebecca Goulart

Rebecca Goulart

Rebecca Goulart, jornalista, especialista em link building, apaixonada por ouvir e escrever histórias! Sonha em viajar o mundo e viver novas experiências!

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