Check-list: SEO para Blog Post

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Você vive procurando por aí um check-list completo para poder postar seus blog posts com SEO? Achou!

As dúvidas pairam no ar… mas, com esse check-list das melhores práticas de SEO para conteúdo você vai poder ter ainda mais sucesso e atrair tráfego para o seu blog post.

Lembre-se: Conteúdo que não converte não é conteúdo!

Então, aproveite esse check-list e bons posts!

modelo de check-list para práticas de SEO

<HTML> Título (SEO Title)

  • É o que de fato vai aparecer na busca do Google.
  • Seja claro e descritivo na sua chamada.
  • Otimize para o ranking (Palavras-Chaves) e cliques (criativo e engajado).
  • A palavra-chave principal deve aparecer o quanto antes, principalmente para entidades. Se precisar use voz passiva.
  • Usa a frase exata da pesquisa e termos comuns, mesmo que não seja a maneira convencional.
  • Use sempre numerais e não escritos. Exemplo: “9 dicas” em vez de “Nove dicas”.
  • Evite chamadas com nome de marcas.
  • Para eventos utilize o ano. Ex.: “Olimpiadas 2024”
  • Mantenha seu título com menos de 60 caracteres ou 512 pixels para que apareça por completo na busca.

Melhores práticas de SEO: Imagens e Vídeos

  • Adicione mídias para enriquecer o conteúdo e melhorar o rankeamento.
  • Use imagens de qualidade, principalmente para Google Discovery.
  • O tamanho mínimo é de 1200 pixels para a pré-visualização de qualidade.
  • Coloque descrição nas imagens.
  • Use as palavras-chave no nome do arquivo e no texto alternativo para SEO.

Subtítulos H2 em negrito

  • Isso cria uma quebra no texto que melhor a legibilidade e escaneabilidade.
  • Dá destaque às palavras-chave secundárias.

Links: O poder dos links

  • Adicione links internos para conteúdos relacionados.
  • Aproveite frases descritivas para linkagem e não termos genéricos.
  • Faça links building com textos-âncora otimizados.
  • Jamais use link externo no primeiro parágrafo, e verifique a credibilidade do site destino.
  • Links nas frases (inline) são mais eficientes que links de fundo (ex: “Leia Mais).

Fim do Artigo

Conclua sempre com um CTA (chamada para ação) forte e persuasiva.

URLs

  • URL tem pouco impacto no rankeamento.
  • Foque em otimizar o título em vez da URL.
  • Não use datas e categorias na URL.
  • Use letra minúscula e hifén, sem pausas como “e”.

H1: Chamada do Artigo (manchete)

  • Apenas 1 H1 por página.
  • Alinhe com SEO Title mas não repita os mesmos títulos.
  • Inclua as palavras-chaves primárias.
  • Tem que ser visível no artigo para aparecer no Google News.
  • Tamanho ideal: 5 a 12 palavras.

Linha fina

É um resumo breve do que se trata aquele conteúdo em questão e é importante que tenha um CTA para estimular a leitura.

Informações gerais

  • Autor: nome e as credenciais do autor.
  • Indicação da data de publicação ou data de modificação.

Primeiro e segundo parágrafo

  • Responda “quem, quê, quando, como e porquê” (5w) logo no início do conteúdo.
  • Use o método pirâmide invertida: Informações mais importantes primeiro.
  • Utilize as palavras-chave e suas semânticas para dar força ao conteúdo.

Corpo do texto

  • Ofereça um conteúdo único, de fácil leitura, com parágrafos curtos e listas.
  • Incorpore a palavra-chave e suas variações de forma natural ao longo do texto e dê destaque (negrito) nos trechos importantes.
  • Publique rapidamente e depois faça atualizações e adições no conteúdo.
  • Não linke ou incorpore redes sociais nas primeiras 100 palavras.
  • Mantenha o conteúdo fresco com trechos-resposta para o item “Pessoas Também perguntam:” do Google.

Melhores práticas SEO para conteúdo: Otimização técnica

  • Use o schema (estrutura) NewsArticle JSON-LD.
  • Combine a manchete da notícia com o SEO Title.
  • Inclua os metadados essenciais como autor, nome do autor, data, modificações e imagem.
  • Otimize os títulos e imagens para as redes sociais e Google Discovery.
  • Adicione uma meta-descrição curta resumindo o conteúdo em até 160 caracteres.

Compartilhamento

Deixe à vista as opções de compartilhamento para as redes sociais.

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