26 melhores templates de email para fazer link building da forma certa

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Templates para email? Como entrar em contato com jornalistas?

A primeira impressão é a que fica. Este é um dos diálogos mais conhecidos entre as pessoas que conhecem outra pela primeira vez. No caso de contato com jornalistas, a máxima também é verdadeira. 

Oferecer uma pauta a um jornalista, que recebe centenas de emails por dia, e chamar a atenção dele é um trabalho árduo. Por isso, preparei 26 modelos de email para te ajudar no trabalho do dia a dia. 

Tem para todos os objetivos e modelos de contato. 

Os templates de email são essenciais para campanhas de outreach. Eles tornam a divulgação da sua campanha mais eficiente e melhoram a comunicação entre você e quem você está tentando conversar. 

Ter um template para cada um dos momentos de contato vão te ajudar a:

  • Economizar tempo
  • Melhorar sua produtividade
  • Aumentar a taxa de abertura
  • Ajudar na satisfação dos clientes
  • Simplificar a personalização da sua comunicação

“ Em média, 8 a cada 10 pessoas vão ler o assunto do seu email, mas apenas 2 de 10 vão ler o conteúdo completo.” – Brian Clark

Templates para influenciadores digitais

Entrar em contato com influenciadores não é tarefa das mais fáceis. Tudo depende do engajamento e da quantidade de seguidores. Alguns você vai entrar em contato diretamente, outros têm assessores que ajudam nas parcerias.

Mas, os templates abaixo podem te ajudar a ter um contato mais próximo com eles e, talvez, já gerar uma conexão inicial.

Somos grandes fãs do seu trabalho

modelo de template de email para entrar em contato com influenciador digital

Advogados de marca: Busque por um

template de email para convidar influencer digital a ser advogado de marca

Precisamos da sua influência para nossa comunicação

template de email para convite de comunicação e influencer

Peça promoção dos seus produtos

template de email para pedir promoção aos influenciadores

Email com objetivo personalizado

template de email personalizado para influenciador digital

Tenho te seguido, vamos conversar?

template de email convidando influencer e falando sobre o fato de você estar acompanhando o trabalho dele

Procuramos pessoas com você

template de email para contatar influencer digital

Templates para conversar com blogueiros

Conversar com blogueiros é um trabalho que todo link builder faz diariamente. Afinal, na divulgação e busca por Guest Postings, conversar com estes profissionais faz parte crucial do trabalho.

Nem sempre, o dono de um blog é um jornalista. Grande parte das vezes, ele pode só ter criado um blog para falar sobre um tema que tenha facilidade. Este blog pode crescer e se tornar um importante canal de comunicação de um determinado nicho.

Sendo assim, é importante ter uma comunicação cuidadosa. Afinal, o blog dele pode ser seu meio de sobrevivência.

Primeiro contato com blogueiro – Adoro o jeito que você escreve

Note que neste modelo, você não oferece nada. Nenhum artigo. Apenas, envia email para entrar em contato com o blogueiro.

template de aproximação com blogueiro sem pedir nada

Interesse em colaborar com o blog

Aqui, você vai ter aquele papo mais próximo com o blogueiro. Não é “puxar saco”, é realmente entender o papel que o portal possui no nicho de atuação.

E uma dica importante: Nunca, em hipoeste alguma, envie um email sem realmente ter acompanhado, sem realmente ter pesquisado sobre o portal e sem ter lido, ao menos, um artigo publicado, ok? Isso não é trabalhar de forma transparente e o receptor da mensagem consegue entender e sentir.

template de modelo de contato com blogueiro para parceria de conteúdo

Obrigada pela sua ajuda para o nicho de atuação

Um ponto importante que quero salientar: este capítulo de primeiro contato é mais para iniciar uma aproximação com o portal, jornalista ou blogueiro, ok?

Na era da I.A e de conteúdos liberados a rodo por aí, um conteúdo bom merece, sinceramente, um cumprimento. E isso só diminui as arestas entre você e o seu blog dos sonhos para ter um artigo publicado. Mas, lembre-se de fazer tudo com sinceridade.

template de modelo de contato com blogueiro agradecendo pela contribuição dele para o mercado de atuação

Acabei de “esbarrar” no teu post

Tudo o que estou te ajudando a entender aqui é o primeiro passo. É interessante você dar continuidade e sempre manter essa proximidade com o portal ou jornalista.

Talvez aqui uma dica importante é: porte-se como um real assessor de imprensa que cria conexões além das triviais para o seu cliente.

template para contato com blogueiro com uma brincadeira sobre como fazer o primeiro contato

Review de produtos – Um dos mais importantes pontos para ganhar awareness de marca

Este modelo acho que pode ajudar bastante, principalmente se você trabalha em uma loja virtual. Fazer Digital PR para E-commerce não é tarefa das mais fáceis. Mas, adaptando linguagens e buscando novas formas de comunicar, essa estratégia da revisão de produtos pode ser bem positiva.

Templates para Guest Post

Os Guest Post ainda funcionam? Sim e não!

Depende

Se houver um conteúdo que tenha valor agregado ou que tenha informação editorial, sim. Se for um conteúdo apenas para o ganho de link sem uma estratégia maior o permeando, ele não tem sentido ou valia.

Para fazer link building com a estratégia de Guest Post, o primeiro email é primordial. Lembre-se: gere conexão sem mentir e com respeito. Vamos a algumas sugestões. Pode escolher a que melhor se adequa às suas necessidades.

Guest Post – Modelo 01

Veja que o modelo abaixo é bem simples. Nele, a gente deixa claro que queremos Guest Post. Mas, ao inserir alguns exemplos de artigos já publicados, ajudamos o blogueiro a entender que temos um trabalho bem sério nesta frente.

Template de contato via email para fazer link building com guest post

Guest Post – Modelo 02

Olha este modelo de template para guest post que interessante. Aqui, trazemos um resumo do que a empresa do nosso cliente deseja. Ou seja, já agregamos valor no primeiro email. Não é apenas um artigo para ter um link… é algo que vai além.

template para contato com blogueiro enfatizando os objetivos da empresa

Guest Post – Modelo 03

Aqui, temos um exemplo bem bacana de como atrair a atenção do blogueiro. Já comece o email com algo que vai chamar a atenção dele. Feito isso, fale sobre você, sua experiência profissional e como você poderia ajudar o blog dele a ter mais acessos.

template de contato para guest posting com um pouco mais de informalidade

Guest Post – Modelo 04

O modelo de outreach abaixo é bem dinâmico. Veja que ele começa com um elogio. E lembre-se, precisa ser sincero, ok? Então, é importante consumir o conteúdo do blog. Aqui também você pode falar de como o seu trabalho vem sendo referenciado e publicado em locais legais.

Template de blog para entrar em contato e pedir guest post. O modelo mostra uma aproximação indicando gostar do conteúdo do postal

Guest Post – Modelo 05 – Contribuição

Esse é um dos modelos que eu mais gosto. Veja que você já mostra a qualidade do seu trabalho e traz opções para contribuir, de forma positiva, com o blogueiro. Isso pode gerar uma conexão e uma parceria duradoura.

Template para email com oferta de contribuição de conteúdo informativo

Guest Post – Modelo 06 – Contribuição

Essa opção de modelo para Guest Post também é bem bacana. Você deixa claro que quer um emplacar um artigo. Até aí, tudo bem. O diferencial é a qualidade com a qual você vai apresentar suas ideias e exemplificar com outros blogs que já aceitaram seus textos.

O bom, também, já é oferecer ao blogueiro opções de tema para ele escolher. Isso vai ajudá-lo a entender que você pesquisou realmente o portal dele e sabe do que está falando.

template para guest post com pedido de contribuição e indicação de temas para o blogueiro escolher

Guest Post – Modelo 07

Aqui neste modelo você vai direto ao ponto. Mas, não deixa de mostrar o valor da sua contribuição e exemplificar como ela pode acontecer. Mostrar exemplos de portais que já publicaram seus conteúdos também pode ser uma bela ideia para trazer mais força à sua fala e a qualidade do teu trabalho.

modelo de template com foco em entrar em contato para pedir guest post

Guest Post – Modelo 08

Esse aqui é bem sagaz. Antes de você entrar em contato com o portal, pode conseguir um link para ele, para usar de gatilho para sua comunicação. É como se você o spider perfeito para criar a teia que os algoritmos adoram passear.

modelo de contato com template que mostra sagacidade do link builder

Guest Post – Modelo 09 – Usando a I.A como fator de empobrecimento de conteúdo

Esse aqui é bem sagaz. Prometer um conteúdo exclusivo e que nem as I.As sabem da existência dele é ótimo para o blogueiro.

template para guest post brincando com a falta de qualidade das IAs

Guest Post – Modelo 10

E, para finalizar, algumas ideias de templates para Guest Post, um sublime e singelo pedido. É importante sempre enaltecer a qualidade do conteúdo do portal que você quer emplacar o artigo, mas também a qualidade do seu trabalho.

Um artigo publicado em um blog de qualidade que vai gerar valor agregado é uma relação de ganha-ganha. Por isso, o seu conteúdo deve ser o melhor que a SERP do Google já viu sobre o tema.

template com convite para colaboração em blog pedindo guest post

Requisição de links em matérias existentes

Uma estratégia bastante utilizada para ganhar links é aproveitar matérias que já existem em portais e oferecer uma atualização ou a inserção de mais possibilidades (quando for uma wishlist, por exemplo).

Nesta estratégia, você pode ganhar tempo, porque o conteúdo está pronto e vai usar o seu poder de comunicação para oferecer uma atualização que vai melhorar o material que já existe no ar.

Wishlist – Poder de escolha do consumidor

Uma wishlist é como chamamos aqueles posts que trazem listas de algumas ferramentas, produtos ou serviços que um leitor pode escolher qual vai adquirir. Normalmente, estes textos trazem o produto, um diferencial e como ele pode resolver alguns problemas.

template de outreach para conseguir links com wishlist

Menção à marca – Uma forte estratégia de link building

Uma ótima estratégia de link building é trabalhar com menção à marca. Normalmente, alguns portais publicam os conteúdos, mas removem ou esquecem de manter os links que referenciam a fonte. Para pedir o link de maneira empática, você pode entrar em contato com o blog da seguinte maneira:

template com modelo de email para menção à marca

Menção à marca – Modelo 02

Neste modelo, temos uma comunicação mais rápida e que, também, enfatiza a importância de inserir o link para referência.

template de outreach para menção à marca de forma rápida

Seu cliente como fonte de dados para matérias

Esse é um modelo que gosto bastante. Aqui não é apenas pedir o link por pedir. É informar que o seu cliente tem dados que podem ser partilhados e que, certamente, vão ajudar na qualidade do artigo existente (ou até para novos).

template com oferta de fonte para dados de matérias

Broken Link Building

O trabalho de Broken Link Building leva um pouco mais de tempo. Porque você precisa usar ferramentas como o Ahrefs ou SEMRush para encontrar links quebrados dos concorrentes dos seus clientes.

Feito isso, em uma planilha, pode selecionar os temas dos conteúdos para encontrar no universo do site do seu cliente uma possibilidade de substituição de link. Mas, quando ela funciona, dá muito certo.

Você matou 2 coelhos com um trabalho só. Ganhou um link e fez o concorrente do seu cliente perder um.

template com modelo de link building usando broken links como estratégia

E aí, gostou dos templates? Vai ser legal se você compartilhar com a gente o direcionamento que você costuma usar por aí!

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