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Já conhece a técnica Skyscraper? Confira como esse método pode aumentar seu tráfego, a qualidade do seu conteúdo e conquistar links

Provavelmente você já ouviu falar sobre a importância da criação de conteúdo e da construção de links para fortalecer sua presença online, mas o que é a técnica skyscraper? Essa técnica surgiu em 2015 e, por mais que já exista há quase 10 anos, ainda é pouco utilizada no marketing digital brasileiro.

Além de melhorar o posicionamento no Google e em outros sites de busca, o método skyscraper visa ter mais sucesso tanto na produção dos conteúdos quanto na aquisição de backlinks, a fim de superar a concorrência.

Neste artigo, você vai descobrir mais sobre a história dessa técnica, o passo a passo para trabalhar com essa estratégia e dicas para aprimorar seus resultados!

O que é a técnica skyscraper

A técnica skyscraper é uma estratégia de link building aliada a um conteúdo excelente. O nome é em inglês, mas o significado é super simples. Skyscraper é uma palavra que pode ser traduzida em “arranha-céu”, então essa técnica nada mais é do que elaborar conteúdos superiores, que fiquem no topo das páginas de pesquisa.

Nesse sentido, o método skyscraper serve tanto para proporcionar conteúdos excelentes ao público, já que oferece informações mais ricas e aprofundadas do que os concorrentes, quanto para destacar os materiais de uma empresa nos buscadores.

Essa técnica foi criada pelo fundador da Backlinko, Brian Dean, e a ideia dele foi basicamente a de criar conteúdos que superem a concorrência e, com isso, garantir links de alta qualidade.

Veja, no vídeo a seguir, o que Brian Dean fala sobre como ele usou a técnica de otimização e skycraper para aumentar o tráfego do seu site:

Como funciona a técnica skyscraper

Esse método, que reúne boas práticas de criação de conteúdo e atração de links, é baseado em três princípios que devem ser seguidos. 

O primeiro princípio envolve encontrar quais conteúdos estão mais populares e tenham links de outros sites. Ou seja, isso envolve fazer o famigerado benchmarking para ver o que os concorrentes estão falando e onde eles estão aparecendo, o que pode gerar ótimos insights para a sua marca.

Conteúdo de qualidade superior

Como o conteúdo da sua empresa pode se aproximar de um arranha-céu e alcançar o topo das SERPs? Para isso, vale não apenas criar artigos otimizados com técnicas de SEO e com o objetivo de conversar aproximadamente das pessoas, mas também revisar e aprimorar os posts já existentes.

Conteúdo para o público certo

Qual é o público ideal da sua marca? Nem sempre é o que você gostaria que fosse, mas o que realmente se aproxima do propósito, dos seus produtos ou serviços e da comunicação da sua empresa. Então a dica é promover o conteúdo realizado para responder às necessidades, dúvidas e preferências das pessoas que são clientes em potencial.

Leia mais: O que é o Google Discover

7 Passos para implementar o método Skyscraper

Agora que você já sabe o que é a técnica skyscraper e quais são os três princípios dessa estratégia de marketing para aumentar a autoridade da sua empresa no meio digital, é chegado o momento de saber como fazer isso.

Confira, na tabela a seguir, quais são os principais passos para implementar esse método com eficiência!

PassoO que deve ser feitoQuais os benefíciosVale analisar
1. Pesquisa de ConteúdoIdentifique conteúdos populares, disponíveis na SERP, e de alta qualidade em seu segmento de mercadoConhecimento sobre os melhores conteúdos no seu nichoPopularidade, número de backlinks, engajamento social
2. Análise de ConteúdoEstude os pontos fortes e fracos dos conteúdos selecionados para encontrar oportunidades de melhoriaIdentificação de editorias e tópicos para criar um conteúdo superiorQualidade da informação, formato, detalhes e otimizações de SEO On-Page
3. Criação de ConteúdoDesenvolva um conteúdo mais detalhado e visualmente atraente que supere os existentesAumento da relevância do seu conteúdoExtensão, profundidade, design, e usabilidade do conteúdo
4. Otimização de SEOAplique boas práticas de SEO no conteúdo, incluindo imagens e linksMelhorias do posicionamento nos resultados de buscaUso correto de palavras-chave, tags e meta descriptions
5. Promoção de ConteúdoCompartilhe seu conteúdo com influenciadores e sites relevantesConquista de backlinks de qualidadeEficácia dos e-mails, personalização e follow-ups
6. Monitoramento de ResultadosAcompanhe o desempenho do conteúdo em termos de backlinks, tráfego e engajamentoAvaliação contínua do impacto da estratégiaNúmero de backlinks obtidos, tráfego orgânico, métricas de engajamento
7. Ajustes e Melhoria ContínuaRevise e atualize seu conteúdo periodicamente para mantê-lo relevante e competitivoSustentação de altos níveis de tráfego e autoridadeFeedback dos usuários, novas informações e tendências do mercado

Veja também: O que é o EEAT do Google

Benefícios da técnica

Talvez você já tenha percebido que criar conteúdos aprofundados e conquistar links de autoridade é um desafio e demanda bastante tempo e esforço, então pode estar se perguntando: será que vale a pena mesmo tudo isso? 

E, sim, o uso do método skyscraper oferece diversas vantagens que podem somar aos seus resultados já obtidos, o que contribui muito para atrair a atenção e o engajamento do seu público ideal.

Confira, a seguir, os principais benefícios de implementar o uso da técnica arranha-céu nos conteúdos da sua empresa:

  • Aumento dos backlinks: conquista de links de qualidade de sites relevantes;
  • Melhoria no posicionamento nos motores de busca: aumento da oportunidade de destaque nos sites de pesquisa;
  • Crescimento do tráfego orgânico: atração de mais visitantes de forma orgânica;
  • Relevância e autoridade do conteúdo: produção de conteúdo mais completo que se destaca frente à concorrência;
  • Engajamento do público ideal: mais chances de obter alcance nas redes sociais;
  • Maior conhecimento e confiança: aumento da confiança do público e construção de autoridade no segmento de atuação;
  • Aproveitamento das oportunidades de melhoria: identificação e melhoria das lacunas nos conteúdos existentes.

É importante lembrar que o Google valoriza bastante três pontos na hora de ranquear as páginas no Google, que são: o conteúdo, os links e a intenção dos usuários, e a técnica de Skyscraper cobre esses pontos em conjunto. 

Dicas para otimizar o uso do método skyscraper

Agora vamos para as estratégias práticas que vão fazer toda a diferença na hora de otimizar seus esforços no uso do skyscraper. Já se preparou para impulsionar os números do seu tráfego orgânico? Vamos lá! 

Verifique o que aparece nas SERPs 

Apesar de existir uma série de ferramentas que ajudam a trabalhar o SEO das páginas de um site, nada melhor do que dar uma boa e velha espiadinha nas SERPs do Google. Sim, é um trabalho de formiguinha, mas ajuda muito na hora de planejar e implementar esse método de skyscraper.

Digamos, por exemplo, que sua empresa é uma clínica especializada em fisioterapia. Você concorda que esse termo é muito amplo, não é? Então vale se aprofundar no seu segmento e nas necessidades dos seus clientes para ver o que está aparecendo no topo do Google.

Ao buscar por “fisioterapia para problemas de circulação”, por exemplo, esses são os resultados que aparecem no topo da SERP:

Exemplo de SERP para descrever uma etapa da técnica Skyscraper.

Logo em destaque, há uma lista de exercícios que podem melhorar esse problema, seguido por dúvidas frequentes, um artigo científico que fala sobre o tratamento fisioterapêutico e, logo depois, outras dicas de atividade física.

Já se o seu foco for fisioterapia para idosos, a SERP já vai ser outra, mas também vai trazer alguns pontos em comum.

Exemplo de SERP do Google.

Algumas das dúvidas frequentes são qual o “tipo de fisioterapia para idoso”, “como a fisioterapia pode atuar” e “quais os benefícios de investir nesse tratamento”. Logo no topo aparece uma instituição de saúde, que foca em educar as pessoas, garantindo relevância e autoridade de marca no assunto.

Perceba a importância de tratar os assuntos com responsabilidade e cuidado, reunindo informações verdadeiras para melhorar o posicionamento no Google e ajudar as pessoas que buscam pelos seus serviços.

Crie um conteúdo superior

Como é possível ir além dos conteúdos já publicados e oferecer ainda mais informações ricas para quem vai acessar o seu artigo? Quando o assunto é otimizar publicações, o céu é o limite e, no caso do skyscraper, então, alcançar as primeiras posições da SERP é o objetivo. 

Para entender como estar à frente dos concorrentes, após analisar a SERP, é preciso se aprofundar na leitura dos artigos das outras empresas. Ao longo dessa pesquisa é comum notar:

  • Elementos em comum;
  • Links importantes;
  • Tópicos que não podem faltar;
  • Informações que precisam ser mais detalhadas.

E é aí que você entra na toca do coelho! 

Ao perceber o que todos estão falando, você consegue perceber também o que não está sendo tão falado assim, o que é uma brecha para você promover um conteúdo mais atualizado, aprofundado, rico e relevante para o seu público.

Dica de expert: conteúdo superior e aprofundado nem sempre é o mesmo que conteúdo longo. Então, nada de se preocupar em usar muitos caracteres: fale o que é preciso para ajudar seu público, oferecer informações relevantes e fortalecer a autoridade da sua marca.

Diversifique seus conteúdos

Se a maioria dos conteúdos que estão no topo das páginas de busca só trazem o elemento textual, por que não apostar em outros formatos de falar sobre o assunto? Você pode, além de melhorar a parte do texto, trazer também:

  • Imagens;
  • Listas;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Tabelas;
  • Entrevistas;
  • E-books.

Pensar em novas abordagens para conteúdos já feitos ajuda a ampliar ainda mais as chances de se destacar nos buscadores e oferecer experiências mais satisfatórias aos seus clientes em potencial.

Se você deseja investir em melhores conteúdos para a sua empresa, aliando essa estratégia a resultados incríveis na conquista de link building, conte com a equipe da Search One!

O nosso principal propósito é oferecer um lugar privilegiado nas páginas de busca para que sua empresa garanta mais destaque e autoridade. 

Por isso, entregamos excelência nos nossos processos, envolvendo várias práticas de marketing que vão para além do SEO, do conteúdo e da construção de links, por meio de uma estratégia integrada de marketing 360. 

Entre em contato e dê seus primeiros passos em uma jornada de sucesso!

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