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Como fazer SEO para portais de notícias? Saiba como aparecer no Google News e dicas essenciais para otimização do seu texto jornalístico

O SEO para portais de notícias passa por fazer o seu conteúdo aparecer no Google News, o que pede um misto das práticas gerais de SEO com estratégias específicas para esse agregador de notícias. Entenda mais!

É inegável que sites de jornalismo possuem uma natureza única, e bem diferente dos blogs convencionais da internet. O Google também reconhece isso, e por isso, diferencia esses tipos de conteúdo por meio do seu agregador de notícias, o Google News.

Por isso, quando falamos de SEO para portais de notícia precisamos entender como o Google olha para o conteúdo jornalístico e as diferenças de tratamento para os conteúdos evergreen.

Quer entender mais sobre o que é o Google News e como funciona o SEO para conteúdo jornalístico e portais de notícias? Então continue por aqui que eu te explico tudinho!

Como o Google organiza as notícias na busca

Se você prestar atenção na SERP do Google, vai perceber que, via de regra, as notícias costumam ter dois espaços especiais reservados.

O primeiro deles é o espaço de “Principais Notícias”, que costuma aparecer próximo dos primeiros resultados, normalmente trazendo uma série de artigos sobre aquele tema.

Print de SERP do Google, destacando o espaço de "principais notícias".

Além dele, há também a guia “Notícias” que aparece logo abaixo da barra de pesquisa, e que caso selecionada te direcionará para uma página apenas de notícias.

Print da SERP do Google na categoria de notícias.

Além dessas duas opções, existe um terceiro espaço que é a página do agregador de notícias do Google, conhecido como Google News.

Print da SERP do Google.

Na verdade, é justamente esse agregador o responsável por identificar um conteúdo como uma notícia, e assim, direcioná-lo para essas outras interfaces.

Agora você percebeu como esse tal de Google News é importante né? Vamos entender melhor o que ele é então!

O que é o Google News

O Google News, ou Google Notícias em português, é uma ferramenta que reúne o conteúdo jornalístico e direciona para o leitor conforme as suas buscas.

O mais importante dessa ferramenta, é que ela funciona como uma editoria do Google, onde ele avalia se aquele conteúdo é uma notícia, e se está de acordo com as suas políticas de segurança. Essa avaliação é feita tanto por robôs quanto por membros da equipe do Google em alguns casos.

Outra característica importante do Google News, é que ele direciona o tipo de conteúdo que você vai receber conforme os seus interesses e aquilo que você costuma procurar. Ou seja, ele busca entender o que é mais relevante para cada usuário e atender essa demanda com conteúdo de qualidade.

Espaços como “Principais Notícias” ou a guia de “Notícias” da busca são, na verdade, outras interfaces do Google News. Justamente por isso, os conteúdos precisam obedecer às políticas de conteúdo do Google Notícias para aparecerem nessas páginas.

Leia também: O que é o Google Discover? Entenda a funcionalidade e tenha mais chances de conseguir cliques e visitantes para seu site

Como fazer o seu conteúdo aparecer no Google News

A princípio, todas as recomendações para páginas de artigos evergreen também impactam na escolha das notícias para o Google News. Ou seja: 

  • Cuidados com títulos imprecisos ou incorretos;
  • Marcação de dados estruturados;
  • Níveis altos de EEAT;
  • Publicação constante de conteúdos;
  • Outros.

Entretanto, existem 3 políticas que são específicas do Google News, então vamos falar um pouco mais sobre elas.

Anúncios e conteúdos patrocinados no artigo

Toda notícia que for publicada por você deve ter o cuidado de não possuir publicidades ou outros materiais pagos em maior quantidade do que o próprio conteúdo.

Além disso, é preciso ficar claro para o leitor o que é conteúdo publicitário na sua página, não só em questão de anúncios, como também no caso de artigos para divulgação de uma marca em questão.

Ou seja, o leitor deve ter todos os meios de identificar se aquele conteúdo é de fato independente ou não.

Veja também: O que é Digital PR: guia completo para sua primeira campanha

Cuidado com conteúdos enganosos

É natural querermos fazer chamadas com títulos chamativos para atrair os leitores, entretanto, é preciso tomar cuidado para não ser considerado como conteúdo enganoso.

Para isso que isso não ocorra, a sua prévia nunca deve prometer ao leitor algo, ou até mesmo meros detalhes da informação, que não serão entregues no conteúdo de fato.

Política de transparência

Por se tratar de conteúdo jornalístico, o Google olha com muito cuidado para a transparência de informações sobre quem está dando aquela notícia. Por isso, os seus artigos sempre devem informar:

  • Quem está assinando aquele conteúdo (evite autores genéricos);
  • Informações sobre a empresa ou rede responsável pelo conteúdo;
  • Data e hora da publicação ou última atualização;
  • Dados para contato.

Critérios de classificação do Google Notícias

Se a nossa intenção é melhorar os resultados do seu portal de notícias na busca, precisamos entender como o Google classifica as notícias.

Por isso, vamos falar um pouco sobre os 6 critérios que o Google deixa claro que utiliza na classificação de notícias.

Aqui vale uma observação bem importante. Nós vamos focar nos critérios para conteúdos jornalísticos, mas é claro que sua página precisa estar em dia com as boas práticas do SEO on-page, EEAT e redação otimizada para obter bons resultados, beleza?

Relevância

Esse critério está diretamente relacionado com a escolha das palavras-chave de um conteúdo, e principalmente, com a correspondência da intenção de busca do usuário. Basicamente, um conteúdo relevante é aquele que apresenta ao leitor as informações que ele tanto busca.

Inicialmente a correspondência de palavras-chave entre a busca e o seu conteúdo é uma forma de se avaliar isso, mas obviamente existem formas mais sofisticadas, como presença de palavras LSI ou tempo de permanência na página.

Saiba mais: Já ouviu falar em 10x Content? Descubra como criar conteúdos que engajam de uma vez por todas!

Localização da busca

Como o foco do Google News é direcionar as notícias mais relevantes para o usuário, o local onde a busca é feita tem forte impacto. Sendo assim, é importante que o seu artigo sinalize onde aquele evento está ocorrendo, para que ele seja direcionado para as pessoas que tem mais interesse na região.

Proeminência do evento

É a forma do algoritmo do Google de entender o quão grandioso ou importante é determinado evento que está sendo noticiado.

Quanto mais portais soltam conteúdos sobre ele, quanto mais intensa é a cobertura e quanto mais fontes dão destaque para aquele tópico, maior o destaque que o Google dará para aquele conteúdo.

Autoridade

Aqui é basicamente a forma do Google de entender quais páginas possuem mais conhecimento e são mais confiáveis para tratar de determinado tópico. 

Ou seja, é a hora em que o link building e a autoridade de tópico desenvolvida pelo seu site fazem toda a diferença.

Frescor do conteúdo

O frescor de um texto se refere ao quão atualizadas estão as suas informações com relação ao evento que está sendo noticiado. Se o seu artigo traz informações muito antigas, ele se torna pouco relevante para quem quer entender o que está acontecendo agora.

Entretanto, é preciso tomar cuidado, atualizações constantes e que não agreguem nada de relevante ao conteúdo podem ser penalizadas pelo Google.

Usabilidade

O Google News também considera a facilidade de visualização do conteúdo no seu site, e por tanto a experiência do usuário nele.

Conteúdos que não respondem bem em outros navegadores, possuem um tempo de carregamento muito longo, ou não são projetados para todo tipo de dispositivo, terão um desempenho pior na ferramenta.

Leia também: Dados estruturados: o guia definitivo para aplicar e melhorar resultados em SEO

4 Dicas de SEO para jornalistas

Agora que você já entendeu como funciona a classificação das notícias no Google News, eu vou apresentar algumas dicas de SEO para os seus conteúdos. 

1. Evite grandes blocos de texto

Eu sei que isso pode parecer chato, principalmente para quem gosta de fazer grandes explicações para garantir que o leitor entendeu o que foi dito, mas a verdade é uma só: blocos de texto assustam os leitores.

É claro que faz parte da veia jornalística querer deixar tudo muito claro, mas parágrafos muito longos, em especial com mais de 4 linhas, acabam desmotivando o leitor a continuar. Na verdade, ele olha para aquele grande bloco de texto e acaba desistindo antes mesmo de tentar.

Portanto, tente sintetizar suas ideias em parágrafos mais curtos, ou então dividi-las em vários bloquinhos menores para evitar esse impacto. Além disso, utilizar “leia mais” ou imagens ao longo do texto são uma boa forma de quebrar esses blocos de texto.

2. Escolha bem as palavras-chave

Muitas vezes na hora de publicar uma notícia, em função da urgência de não perder o timing do conteúdo, acabamos negligenciando a escolha e otimização para uma palavra-chave.

Entretanto, lembre-se que é a escolha de boas keywords que vai permitir que o seu texto chegue nas pessoas certas, ou seja, atenda a intenção de busca correta.

E é aqui que entra uma das peculiaridades das palavras-chave para notícias, como esse tipo de conteúdo costuma ser passageiro, nem sempre é uma boa ideia se guiar pelo volume de busca. 

Isso porque as ferramentas sempre olham para as buscas no passado, enquanto certos termos podem ter começado bombar hoje.

Então não se assuste se eventualmente você tiver que escolher palavras-chave de volume muito baixo ou até mesmo zero.

Os links internos são aqueles hiperlinks que levam para outros textos do seu próprio site. Desenvolvê-los é importante para o SEO do seu site, uma vez que ele ajuda o Google a entender a estrutura do seu site e manter o usuário nele.

Se falamos de notícias, os links internos podem levar para outros artigos jornalísticos que complementam a informação de quem lê, ou até mesmo para conteúdos evergreen, fortalecendo a sua autoridade nesses tópicos.

4. Utilize o Google Publisher Center

O Google Publisher Center, também conhecido como Central do Editor, é uma página do Google que permite que você registre o seu site e crie um feed dentro do Google News. 

Nessa ferramenta você consegue adicionar o logo do seu site, o tipo de fonte que você prefere que seja usada, além de separar os seus textos por categorias nas notícias do Google.

Além disso, a Central do Editor também permite que você classifique o tipo de conteúdo do seu portal, dizendo se são textos de blog, textos de opinião, sátiras ou alguma outra opção. 

Isso tudo facilita o trabalho dos robozinhos do Google na hora de identificar e classificar o seu artigo.

Dica de expert: o seu site não precisa estar no Google Publisher Center para se classificar no Google News! E tão importante quanto, de nada adianta adicionar o seu site a ferramenta, mas não atender aos outros requisitos que mencionamos, ok?

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